Plante e encante
A luz magnífica de outono inspira a olhar para fora de casa – seja o jardim ou a varanda. Antes de comprar as espécies, observe a quantidade de sol disponível que elas terão em casa. “A partir daí, decide-se que tipo de planta será adquirido”, afirma o paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi.
Outra questão importantíssima para seu jardim ter sucesso é a ventilação. A falta de circulação de ar propicia a proliferação de pragas e doenças – um mau começo. Já na loja, observe o aspecto geral das plantas: “Veja se as folhas estão viçosas, se a planta tem um torrão consistente, se ela não está amolecida”, aconselha Odilon. No transporte para casa, cuidado com esse torrão, que é frágil e precisa chegar inteiriço ao vaso. Aliás, os vasos também garantem a sobrevivência da planta, por isso, verifique se a drenagem está adequada. “A água precisa ter por onde escoar, no prato”, orienta Claro.
Sobre os tamanhos, outro segredo: procure vasos que tenham a superfície 10 cm maior que o torrão da planta. Ao chegar em casa, faça uma pulverização preventiva, com produto comprado em casas especializadas. Na escolha das espécies, para quem tem pouco tempo, a dica são as suculentas e os cactos, que se adequam a poucas regas e são menos vulneráveis a doenças.
Se você sonha com uma horta de temperos caseiros, manjericão, orégano, alecrim e hortelã são os indicados pelo paisagista por serem resistentes e exigirem apenas o sol da manhã e do fim da tarde.
Fonte: Revista casa e jardim